Ocorreu, no dia 15/04, em Brasília, o lançamento da edição 2025/2026 do Programa Pró-Ética, pela Controladoria-Geral da União.
Um Programa que, em 14 anos de existência, recebeu 1.163 empresas candidatas, avaliou 920 e outorgou 260 premiações, nessa edição conta com uma revisão e atualizações dos requisitos realizados nas edições anteriores.
Destaca-se a inclusão de critérios específicos ligados à agenda de responsabilidade socioambiental e defesa de direitos humanos por parte das empresas, seguindo tendência internacional já consolidada pela ONU, OCDE e União Europeia, que destacam a importância de tais práticas empresariais.
Na edição 2025-2026, retornam para avaliação as empresas estatais federais dos setores financeiro e de petróleo, gás e energia, sob controle direto e não dependentes.
Mais uma inovação é que, nesta edição, constam como novos requisitos para a admissão na participação no Programa Pró-Ética é a adesão prévia ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e apresentação da certidão negativa de débitos do IBAMA, integrando aspectos ambientais à avaliação.
As inscrições estarão abertas de 05 de maio a 05 de junho de 2025, com previsão de divulgação de lista de aprovados em março de 2026.
A participação no Programa Pró-Ética não só oferece um reconhecimento oficial do comprometimento da empresa com a integridade, mas fortalece a reputação, promove acesso a oportunidades, previne riscos legais e financeiros, promove também uma cultura organizacional mais segura., melhoria de processos internos e governança
Em um cenário cada vez mais exigente e consciente, o compromisso com práticas éticas não é apenas um diferencial, mas uma exigência fundamental para a sustentabilidade dos negócios e reforça o posicionamento da empresa com o comprometimento com a integridade e com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Atuar com ética é não apenas o caminho certo, mas também o mais inteligente e duradouro.
R. Leopoldo Couto Magalhães Júnior, 758 - 10º andar
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04542-000